terça-feira, 2 de julho de 2013

Planejamento Anual de Artes

PLANEJAMENTO ANUAL
Escola Municipal Prof. Herly Parente

1º  ANO 
segundo o planejamento escolar para 2013

1º BIMESTRE - Ponto, Linha, Forma (contorno), Textura e Cor
                        - Projeto UCA 
                        - O Caráter Conta 

2º BIMESTRE - Composição/Estilo, Silhueta, Estampagem e Folclore
                        - Projeto UCA 
                        - O Caráter Conta

3º BIMESTRE - História da Arte 
                             * Lajedo do Soledade
                         - Patrimônios Históricos
                    * Fortaleza dos Reis Magos, Coluna Capitolina, Farol de Mãe Luíza, Igreja do Galo, Capitania das Artes e Museu Câmara Cascudo
                        - Projeto UCA 
                        - O Caráter Conta 
4º BIMESTRE - Desenho Animado
                        - Brincadeiras Infantis
                        - Projeto UCA 
                        - O Caráter Conta 
Obs.:
Atividades desenvolvidas e complementares ao longo dos bimestres:
Desenho de Observação
Leitura de Obra
Desenho Livre
Pintura - com tinta, lápis de cor e giz de cera
Recorte e colagem
Origami
Reciclagem

Artista escolhido:
Cândido Portinari - brincadeiras infantis

...................................................................................................................................................................

2º  ANO 
segundo o planejamento escolar para 2013

1º BIMESTRE - Ponto, Linha, Forma (contorno), Textura e Cor
                        - Projeto UCA 
                        - O Caráter Conta 

2º BIMESTRE - Composição/Estilo, Simetria, Cultura e Folclore (folguedos e danças)
                        - Projeto UCA 
                        - O Caráter Conta

3º BIMESTRE - História da Arte 
                             * Lajedo do Soledade
                         - Patrimônios Históricos
                    * Fortaleza dos Reis Magos, Coluna Capitolina, Farol de Mãe Luíza, Igreja do Galo, Capitania das Artes e Museu Câmara Cascudo
                        - Projeto UCA 
                        - O Caráter Conta 
4º BIMESTRE - Arte Brasileira 
                        - Arte Local/RN
                        - Projeto UCA 
                        - O Caráter Conta 
Obs.:
Atividades desenvolvidas e complementares ao longo dos bimestres:
Desenho de Observação
Leitura de Obra
Desenho Livre
Pintura - com tinta, lápis de cor e giz de cera
Recorte e colagem
Origami
Reciclagem

Artista escolhido:
Cândido Portinari - brincadeiras infantis

...................................................................................................................................................................

4º ANO

1º BIMESTRE - Teatro - o que é?
                        - Tipos de teatro - arena, italiano e de rua
                        - Elementos essenciais - ator, texto e plateia

Atividades:
Dedoches
Fantoches 
Massa de Modelar - Páscoa
Cruzadinhas
Figurinos - Pierrô e Colombina, Romeu e Julieta
Diálogo

Complementar:
Tragédia - Romeu e Julieta
Comédia - Pierrô e Colombina, Chaplin
Ópera - A Bela e Fera - figurinos e personagens

2º BIMESTRE  - Contos Infantis 
                         - Lendas Brasileiras
Obs.: citações do texto; figurino e cenário
                         - Teatro Folcórico - pastoril, bumba meu boi, mamulengo

Atividades:
Texto no Teatro - citações - prosa, verso

3º BIMESTRE - História da Arte 
                             * Lajedo do Soledade
                         - Patrimônios Históricos
                    * Fortaleza dos Reis Magos, Coluna Capitolina, Farol de Mãe Luíza, Igreja do Galo, Capitania das Artes e Museu Câmara Cascudo
                           
Obs.: jogos teatrais ao longo do bimestre

4º BIMESTRE - Teatro no Contexto Local - Brasil e Rio Grande do Norte
                         * atores e grupos teatrais - história, fotos e espetáculos
                         - Moralidades
                         - Autos

Obs.:
Os projetos UCA e O Caráter Conta serão desenvolvidos ao longo do ano como atividades complementares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário