segunda-feira, 13 de agosto de 2012


ESCOLA MUNICIPAL PROF. HERLY PARENTE
DISCIPLINA: Ensino da Arte    SÉRIE: 4º Ano   PERÍODO: junho 2012
PROFª: Naíze Araújo

TEMA: Afrescos – Idade Média – Pintor: Giotto

ATIVIDADE COMPLEMENTAR:
 Relacionar aos projetos UCA / O Caráter Conta / Luiz Gonzaga:
Modos de vida do homem sertanejo

OBJETIVO
Esta atividade foi objetivada a partir da observação da religiosidade marcante na Idade Média e que tem presença ainda marcante no modo de vida do homem sertanejo, o que difere da vida de hoje na cidade. A falta de tranquilidade, a insegurança, a correria... não se espera mais o dia chegar e nem as primeiras estrelas sentados à frente da porta de casa, momento do reencontro da família, quando o pai chegava do roçado e todos iam pra mesa, por exemplo. Estes pensamentos possibilitaram a criação deste roteiro de atividades, no qual se podem inserir os demais projetos – UCA/ O Caráter Conta/Luiz Gonzaga – pois são, a priori, complementares.  

JUSTIFICATIVA
            Por se tratar da forte expressão da religiosidade durante a Idade Média, que vimos no estudo sobre os ícones, retábulos e afrescos, adentramos no conhecer a vida e obra de alguns artistas da época. Dentre os pintores estudados, escolhemos o Giotto como nosso principal ícone da referida época.
Durante o planejamento surgiu a ideia de aprofundarmos o estudo fazendo o intercâmbio entre os projetos já citados. Motivo: percebemos traços ainda vivos daquela época e que estão profundamente inseridos em nossa cultura, tais como: as missões e os santos padroeiros. E quem mais os reverencia do que o sertanejo? O vaqueiro? E a família? Luiz Gonzaga traduz isso muito bem quando em “O Boiadeiro” recorda o dia daquele povo: a saída para o campo, ao amanhecer do dia, o gado rugindo pelo mato; ao retornar à tardinha, os filhos o esperam no caminho e mais adiante, a mulher amada... nem precisam ser os melhores – bois, filhos e mulher – mas são os mais bonitos, os mais amados para ele, por ele.
Para nós, isto nos surgiu como uma possibilidade de reafirmar a família, fortalecer os laços de amor e amizade, oportunizando o debate entre pais e filhos, família e comunidade, comunidade e escola.

METODOLOGIA      
            Apresentação do conteúdo
            Distribuição de atividades
Formação de grupos
            Pesquisa em sites na internet
            Registro de dados importantes sobre a vida e obra do artista
            Releitura de uma de suas obras

BIBLIOGRAFIA
            http://en.wikipedia.org/wiki/Giotto
Link da Arte


Nenhum comentário:

Postar um comentário