ESCOLA MUNICIPAL
PROF. HERLY PARENTE
DISCIPLINA: Ensino da Arte SÉRIE:
4º Ano PERÍODO: junho 2012
PROFª: Naíze Araújo
TEMA: Afrescos –
Idade Média – Pintor: Giotto
ATIVIDADE
COMPLEMENTAR:
Relacionar aos projetos UCA / O Caráter Conta
/ Luiz Gonzaga:
Modos de vida do homem sertanejo
OBJETIVO
Esta atividade foi objetivada a partir da observação da religiosidade
marcante na Idade Média e que tem presença ainda marcante no modo de vida do
homem sertanejo, o que difere da vida de hoje na cidade. A falta de
tranquilidade, a insegurança, a correria... não se espera mais o dia chegar e
nem as primeiras estrelas sentados à frente da porta de casa, momento do
reencontro da família, quando o pai chegava do roçado e todos iam pra mesa, por
exemplo. Estes pensamentos possibilitaram a criação deste roteiro de
atividades, no qual se podem inserir os demais projetos – UCA/ O Caráter
Conta/Luiz Gonzaga – pois são, a priori, complementares.
JUSTIFICATIVA
Por se tratar da forte expressão da
religiosidade durante a Idade Média, que vimos no estudo sobre os ícones,
retábulos e afrescos, adentramos no conhecer a vida e obra de alguns artistas
da época. Dentre os pintores estudados, escolhemos o Giotto como nosso principal
ícone da referida época.
Durante o planejamento surgiu a ideia de aprofundarmos o estudo fazendo o
intercâmbio entre os projetos já citados. Motivo: percebemos traços ainda vivos
daquela época e que estão profundamente inseridos em nossa cultura, tais como:
as missões e os santos padroeiros. E quem mais os reverencia do que o
sertanejo? O vaqueiro? E a família? Luiz Gonzaga traduz isso muito bem quando
em “O Boiadeiro” recorda o dia daquele povo: a saída para o campo, ao amanhecer
do dia, o gado rugindo pelo mato; ao retornar à tardinha, os filhos o esperam
no caminho e mais adiante, a mulher amada... nem precisam ser os melhores –
bois, filhos e mulher – mas são os mais bonitos, os mais amados para ele, por
ele.
Para nós, isto nos surgiu como uma possibilidade de reafirmar a família,
fortalecer os laços de amor e amizade, oportunizando o debate entre pais e
filhos, família e comunidade, comunidade e escola.
METODOLOGIA
Apresentação do conteúdo
Distribuição de atividades
Formação de grupos
Pesquisa em sites na internet
Registro de dados importantes sobre
a vida e obra do artista
Releitura de uma de suas obras
BIBLIOGRAFIA
Link da
Arte
Nenhum comentário:
Postar um comentário